A Prova

A Competição será realizada de acordo com as regras oficiais da UCI (União Ciclista Internacional), da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e FPC (Federação Paranaense de Ciclismo).

Com o objetivo de despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva através do uso da bicicleta, dando a oportunidade a todos de participarem de um evento com a integração entre atletas amadores e profissionais, Associação Esportiva MTB Sertão estará realizando o Desafio MTB Sertão em Sertanópolis/PR. Será disputada no sistema XCM (cross-country marathon). Os percursos serão separados por, PRO, SPORT e LIGHT as quais largarão separadamente conforme programação do evento.

 

TRAJETO DO DESAFIO

O trajeto do desafio passará por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas naturais, riachos, propriedades particulares e estradas pavimentadas em vias públicas urbanas, exigindo total atenção dos atletas prevalecendo às leis de trânsito quando em vias públicas e o uso do bom senso para o bom andamento da prova. A organização da prova poderá alterar o percurso da prova, sem aviso prévio, por questões de segurança ou de força maior.

 

PERCURSO

Somente os ciclistas que completarem o percurso dentro do tempo máximo determinado pela organização, serão qualificados como finalistas oficiais da prova. A distância real dos percursos e suas altimetrias podem variar da publicada ou informada anteriormente. O ciclista deve sempre seguir o trajeto oficial, conforme sinalização horizontal e vertical e obedecer às instruções dos Agentes de Trânsito, Policiais Militares e Rodoviárias ou staffs, não poderá tomar quaisquer atalhos ou outra vantagem de natureza semelhante contra seus concorrentes, ainda sendo a responsabilidade de cada participante acompanhar o percurso oficial. O não cumprimento ou infração destes serão aplicadas as penas cabíveis pela comissão organizadora. Os ciclistas que saírem do circuito pré-estabelecido por qualquer motivo, devem retornar ao mesmo no ponto exato de onde saíram. Nenhum ciclista deve invadir ou transpassar em qualquer época do ano as propriedades particulares por onde a prova passar sem autorização do proprietário do referido imóvel que não seja aberta ao público sob pena da lei, mesmo tendo feito parte do percurso da prova. O trajeto é totalmente sinalizado, na forma vertical com fitas, Placas, faixas (exemplo abaixo), e na forma horizontal com cal.

 

REGRAS DE TRÂNSITO

A prova não terá uso exclusivo de quaisquer via pública ou privada durante todo o percurso da prova. Todos os regulamentos de trânsito regulares devem ser observados em todos os momentos durante a realização da prova. O não cumprimento das regras acima eximirão a organização do Desafio MTB Sertão de quaisquer responsabilidade sobre acidente ou dano causado ao patrimônio público ou privado incluindo danos morais eventualmente causados ou reclamados pelos participantes ou a terceiros. Recaindo sobre o causador a responsabilidade dos danos, custos e das ações cabíveis. Instruções de Agentes de Trânsito, Policiais Militares, Rodoviários e Staff’s devem ser rigorosamente respeitadas.

 

Gostou? Vem com a gente curtir este desafio